A importância do certificado HTTPS

É bem verdade que quando estamos navegando pela web nos deparamos com algumas sopas de letras que aparecem no nosso navegador, mas existe uma em específico que vale o destaque, o HTTPS.

E PORQUE ELE É TÃO IMPORTANTE ?

O “https” se destaca porque ele é o responsável por adicionar uma camada de proteção na transmissão de informações entre o nosso navegador e o website (servidor) a qual nós estamos nos comunicando, preservando assim a confidencialidade e integridade das informações. Garantindo ainda a autencidade das partes que estão se comunicando por meio do uso de certificado digital.

Inclusive, a própria Google ainda no começo desse ano, começou a chamar mais atenção com uma indicação em vermelho, os sites que não estiverem usando “https”, ou seja, que não possuem certificado digital.

Seja em redes sociais, fóruns, sites de bancos, e-commerces onde nós precisamos fornecer usuário, senha, cartões de créditos e outras informações confidenciais é extremamente recomendado que o “https” seja usado. Fazendo uma analogia, é como se o seu navegador e o website conversassem uma língua que só eles entendem.

A importância do certificado HTTPS

CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER

É verdade que se alguma pessoa mal intencionada tentar interceptar essa comunicação entre um navegador e um website em “https”, não conseguirá entender as informações porque elas estão protegidas. Mas é bom lembrar que o “https” não é a solução de todos os problemas. É preciso ficar atento porque apesar dos benefícios do “https”, eles podem ser usados para realizar fraudes. Você, por exemplo, pode receber um e-mail falso e acreditar ser de um site legítimo mas na verdade, não é assim, se você não estiver atento poderá fornecer suas informações para os cibercriminosos.

A importância do certificado HTTPS

Para que todos fiquem atentos aos perigos que existem na Internet, recomendamos a leitura da Cartilha de Segurança da Internet do Cert.br.

WhatsApp chat