Instale apps somente das lojas oficiais

Instalar aplicativos fora de lojas oficiais não é nada seguro. No sistema IOS, temos a App Store e no sistema Android, além da Google Play, há outras lojas como Amazon App Store, Samsung Apps e até as criadas por operadoras de telefonia como Tim App Shop. Mesmo com tantas opções de aplicativos em diversas lojas oficiais, o usuário se leva ao desejo de baixar alguns aplicativos em lojas não oficiais achando que está tendo algum tipo de “benefício”(muitos aplicativos que em lojas oficiais são pagas, estão sendo distribuídos de forma gratuita em lojas não oficiais, entre outros motivos), mal sabe eles que podem está correndo um alto risco.

Nas lojas oficiais, há a certeza de que o aplicativo ou jogo foi verificado contra comportamento malicioso, como roubo de informações. Na App Store (loja oficial do IOS) o aplicativo passa por uma rígida verificação antes de ser publicado na loja, até mesmo coleta de dados desnecessários para o uso do aplicativo é motivo de ser recusado na loja, já no Google Play existem camadas de segurança, a exemplo da checagem automática em dois momentos. Essa dupla checagem acontece quando o aplicativo é enviado para a loja do Google e quando ele é instalado no aparelho do usuário. No celular, quem faz o trabalho é o Google Play Services, que verifica os apps instalados através da loja oficial.

Instale aplicativos somente das lojas oficiais do sistema

A maioria dos malwares em dispositivos vem de instalações sem qualquer tipo de verificação. Nesse cenário, estima-se que 40% dessas aplicações são fraudulentas e 15% são spywares que tem como único objetivo roubar informações do usuário.